Em 12 de novembro do presente ano, Joaquim José da Silva Xavier foi lembrado com homenagens por ser um dos líderes da Inconfidência Mineira, movimento no século 18 que buscava a independência do Brasil. Na presente data (12/11)foi comemorado os 275 anos de nascimento/batizado daquele que se tornou mártir do movimento e entrou definitivamente para a história do Brasil.
A data especial rendeu-lhe uma solenidade na Fazenda do Pombal, local onde nasceu Tiradentes , que atualmente pertence ao município de Ritápolis, no Campo das Vertentes.
O evento teve uma exposição de quadros da artista plástica Joanna Scharlé, com obras que retratam o personagem homenageado. Entre elas: “Desfecho da Inconfidência Mineira” e “Tiradentes o Herói de Minas Gerais”. Obras estas que fazem parte do salão de artes Tiradentes Grão Prior da Liberdade, salão este que pertence ao Priorado dos Inconfidentes. E que estão em exposição na fazenda do Pombal.
O evento contou com a presença de várias autoridades e com membros do Priorado dos Inconfidentes, representados pelo Grão Prior Comendador Gladstone Lopes e pela Mestre de Campo Rosilene Tavares que promoveram a divulgação dos feitos dos inconfidentes, com ênfase no Alferes Xavier. O Grão Prior falou brevemente sobre a vida de Tiradentes desde sua infância na fazenda do Pombal até o fatídico 21 de abril de 1792.
O Tenente-Coronel do Exercito Brasileiro(reformado) Adalberto Guimarães Menezes, de 94 anos, pentaneto de Tiradentes, presenciou a cerimônia, sendo convidado de honra.
"A certidão de batismo de Tiradentes consta que foi em 12 de novembro seu nascimento. É muito importante esse evento para o crescimento e fortalecimento da Fazenda do Pombal, contando sempre com a participação de outros municípios da região. Tiradentes é um herói do Brasil, não é de apenas uma cidade. A partir do momento que outras entidades participam, o evento tende a crescer", afirma o prefeito de Ritápolis, Higino Zacarias de Sousa, anfitrião da comemoração.
Hoje, a Fazenda do Pombal faz parte de uma reserva natural administrada pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio), vinculado ao Ministério de Meio Ambiente. O espaço conta com as ruínas da casa onde nasceu Tiradentes, do engenho da fazenda, além de trilhas para caminhadas ecológicas e um viveiro com mais de 500 mudas de plantas em extinção.
As ruínas da Fazenda foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1937.
Comments