ALCICI COZINHA ÁRABE - TRADIÇÃO E SABORES DE UMA FAMÍLIA LIBANESA TRADUZIDOS EM PRODUTOS ARTESANAIS DE ALTÍSSIMA QUALIDADE
Há mais de 30 anos, a família Alcici leva a cultura árabe para quem aprecia o verdadeiro sabor da culinária libanesa
Comandada por Marcelo Alcici (Janjão) e sua esposa Cristina, a Alcici Cozinha Árabe oferece deliciosos e tradicionais produtos libaneses artesanais, sob encomenda e para pronta entrega, e os serviços de Chef em Casa com menu personalizado e Montagem de Mesa Árabe. O talento herdado de uma família que carrega no DNA a arte da culinária e o prazer em servir fez com que a Alcici tenha presença cativa em grandes e tradicionais eventos na capital mineira e seja fornecedora de conceituados buffets em Belo Horizonte.
A história da Alcici Cozinha Árabe começou com os avós de Marcelo. Eles vieram do Líbano, atravessaram o oceano fugindo da guerra e se encontraram no Brasil. Trabalharam duro a vida toda, criaram os filhos, e deixaram para eles o legado da culinária típica, os segredos e o gosto pela cozinha.
Cozinhar sempre foi uma festa na família de Marcelo, que cresceu vendo as panelas de charuto fumegando no fogão e sua mãe lavando o trigo para fazer kibe nas madrugadas. “Era tanta comida quando eu era criança, que minha mãe cozinhava e distribuía as gostosuras árabes para a vizinhança no nosso prédio”, conta Janjão.
Não demorou muito e a mãe de Marcelo foi convidada pela Prefeitura de Belo Horizonte para participar da Feira de Comidas Típicas da Praça da Liberdade. O convite foi aceito com prazer, uma vez que a comida de feira representa a cultura libanesa. Marcelo, que acompanhou a mãe desde pequeno, conta que eles adoram conversar, saber histórias, rir e servir os amigos. Na feira, ele foi chapista, garçom e atendia na barraca. Sempre interagindo muito com os clientes, conta que desenvolveu na feira a satisfação em servir. Aprendeu que cada história é singular e cada cliente tem sua particularidade. Fez disso uma característica marcante da Alcici, que é o que os torna únicos e transforma os clientes em amigos.
O pai e a mãe de Marcelo são libaneses e compartilhavam os saberes da cozinha típica árabe. Os produtos preparados pela mãe eram fornecidos para os vizinhos e levados para as feiras e grandes festas na cidade, em que toda a família (tios e primos) se envolvia trabalhando em várias barracas sob a coordenação da mãe de Marcelo. Há cerca de 20 anos, ela decidiu abrir um restaurante na garagem de sua casa, no bairro Caiçaras. A casa era muito grande, ela fez uma cozinha na parte térrea, abriu os portões, colocou mesinhas e cadeiras na calçada e os vizinhos passaram a frequentar.
Quando o pai de Marcelo faleceu, sua mãe parou de cozinhar e ele acabou assumindo o restaurante e a participação nas feiras.
Hoje, quem toca o negócio é Marcelo e sua esposa Cristina, que é administradora de empresas. Com a chegada da pandemia, o restaurante foi fechado em junho de 2020 e acabaram as feiras. Fecharam a casa, alugaram o imóvel, montaram uma cozinha industrial e criaram uma linha de produtos congelados em agosto de 2020. Seguiram com as encomendas e com o delivery até o fim da pandemia, quando puderam voltar a participar das feiras e eventos.
Além disso, criaram o serviço de Chef em Casa com a Cozinha Árabe, que tem sido um sucesso. Com um menu personalizado, Marcelo leva alguns produtos já preparados, fica presente no evento e finaliza alguns pratos na cozinha do cliente, de onde saem maravilhosos e tradicionais pratos libaneses. Oferecem também a opção de Montagem de Mesa Árabe, com pratos minuciosamente decorados, que acabam “roubando a cena” com a belíssima apresentação. Para entrega, eles têm os produtos prontos para o consumo e também congelados.
Com a história que construíram na cidade e o sucesso pela qualidade dos produtos, Marcelo e Cristina querem que a Alcici seja a primeira opção de comida árabe na cabeça dos mineiros. Têm como meta expandir o serviço de mesa montada, de chef em casa e de encomendas, e pensam em montar uma cozinha para eventos fechados, além de colocar os produtos em pontos de venda na cidade.
Marcelo e Cristina fazem entre 15 e 20 eventos por mês, de quinta-feira a domingo. Os principais buffets de BH são clientes da Alcici, que participa há muitos anos de eventos nos principais clubes da capital, além daqueles que já fazem parte do calendário anual da cidade, como Feirinha Aproxima, Experimente, Feira Cult, Feira Nacional de Artesanato, Bazar Hudson, Minas Solidário do Minas Tênis Clube entre outros.
Os produtos são artesanais e as receitas, carregadas de história e tradição, da família Alcici. Entre os destaques, estão as pastas e conservas: Homus, Babaganush, Labneh (coalhada seca), Kibe cru, Conserva de Beringela com Passas, e o queridinho dos clientes, o Kibe do Janjão, receita do avô de Marcelo, que Cristina diz não existir nada igual. Só desta iguaria, são produzidas 35 mil unidades por mês. Dos pratos mais elaborados, destaca-se o Pernil de Cordeiro Marinado no Vinho Tinto, entre as muitas maravilhas preparadas por Janjão.
SERVIÇO
ALCICI COZINHA ÁRABE
@alcicicozinhaarabe
Tel.: (31) 3411-7507
Comments