Após uma conexão em Roma, onde fiquei por alguns dias, continuei meu percurso rumo ao Cairo. Enquanto a aeronave passava pela costa da África a turbulência era imensa devido aos ventos quentes do local, e meu pedido único era, que “se fosse morrer naquela viagem, morresse no retorno”, pois precisava realizar meu sonho, que carregava desde minhas primeiras lembranças de vida.
Tudo o que já havia lido e visto sobre o Egito, não me preparara suficientemente, para o impacto que aquela experiência me causou, foi quando me dei conta da expressão “Obras Faraônicas”, pois tudo ali era de uma grandiosidade, que nenhuma imagem ou relato, é capaz de descrever de modo fiel.
Em Gizé, cidade da região metropolitana do Cairo, estão as fantásticas construções das Pirâmides, tidas como uma das sete Maravilhas do Mundo Antigo e a Grande Esfinge.
Foram construídas como tumbas reais para os reis Quéops, Quéfren, e Miquerinos - pai, filho e neto. A maior delas, com 146,6 m de altura (49 andares), é chamadaGrande Pirâmide. A Grande Esfinge encontra-se no lado leste do complexo e é a mais antiga escultura monumental conhecida do mundo.
A emoção que tive ao visitar o local pela primeira vez, se estendeu à todas as demais que retornei. O sol forte e a temperatura elevadíssima que sempre encontrei, não eram suficientes para apaziguar o desejo incontrolável de tocar, ver e me aventurar por todo aquele esplendor onde milênios de história, acontecimentos importantes e grandes mistérios encontram-se repousados.
Visitas Guiadas ao Cemitério do Bom Fim
Soa estranho fazer uma visita guiada por um cemitério? Hum… para uns pode parecer bizarro, mas a exemplo do cemitério Père-Lachaise, de Paris, ou da Recoleta, em Buenos Aires, Belo Horizonte também tem um projeto de visita guiada à mais antiga necrópole da capital: o Cemitério do Bonfim. Inaugurado em 8 de fevereiro de 1897, pela Comissão Construtora da Nova Capital, o local é fonte de pesquisa de vários profissionais devido ao seu acervo histórico, caracterizado por esculturas decorativas de túmulos e mausoléus. Muitas dessas são de autoria de escultores italianos que vieram para o Brasil em fins do século 19. Em todo o cemitério, podem ser observadas obras de arte de estilos diversos, desde a “belle èpoque”, o “art déco”, ao modernismo brasileiro. Os interessados em participar das visitas guiadas ao Cemitério do Bonfim, quando as atividades voltarem ao normal após a pandemia, devem se inscrever, gratuitamente, pelo e-mail visitasbonfim@pbh.gov.br ou pelo telefone (31) 3277-7286.
Para Refletir
“Cada um oferece aquilo que tem e transborda de dentro de si. Uma parreira oferece doce fruto, uma orquídea nos oferece bela flor. Um vulcão só oferece desolamento, calor, mal cheiro e larva, e não é segredo que uma cobra peçonhenta não te oferecerá mais que mortífero veneno. É bem verdade que podemos reunir tudo isso dentro de nós, mas lembre-se: as pessoas oferecem o que transborda de dentro de si. Quando fizeres o bem a uma serpente, não espere que ela te retribua com uma rosa, por que não é o que transborda de dentro dela. Quando fizeres bem a uma serpente, faça-o por que é este bem que transborda de dentro de ti, e é justo que compartilhemos o que de bom nós temos em excesso. Esse deve ser teu único pensamento e expectativa: Dê a quem precisa, não espere de quem não tem. Isto te dará felicidade e te privará de decepções. E não te eximas de fazer o bem à serpente, por que algumas coisas não nos cabe reprovar ou punir, apenas compreender...” (Augusto Branco)
Você Sabia?
O Teatro Municipal de Sabará, antigamente chamado Casa de Ópera de Sabará, é o segundo teatro mais antigo do Brasil ainda em atividade, sendo patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.O Teatro foi eleito uma das Sete Maravilhas da Estrada Real. Recebeu a visita do imperador Dom Pedro I em 1831 e de Dom Pedro II em 1881.
Matéria: As Pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge
Publicada no Jornal Horizonte
Por David Faria
Comentários