Os atores responsáveis pelo turismo de Congonhas, cidade da região central de Minas, a cerca de 70 quilômetros de Belo Horizonte, receberam, na manhã do dia 4 (quinta-feira), jornalistas, blogueiros e influencers mineiros para o primeiro evento do ano dirigido à área: uma visita guiada ao Museu de Congonhas, o primeiro "museu de sítio" do Brasil, que oferece informações históricas e de contexto que qualificam a visita ao sítio do Patrimônio Mundial Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, que é o principal ponto turístico de Congonhas e conhecido mundialmente. O Santuário foi incluído no Livro de Tombo de Belas Artes do IPHAN, em 1939, e inscrito na Lista do Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO, em 1985.
O Museu é voltado tanto para os que buscam o turismo cultural quanto para aqueles que procuram o turismo religioso, pois se alinha com as modernas tendências de promoção da qualificação urbana associada à vocação histórica da cidade. Além disso, ele monitora e avalia o estado de conservação de todo o Patrimônio Mundial do complexo e articula redes e projetos de estudo sobre o barroco e a pedra-sabão.
O prédio que abriga o Museu, foi projetado pelo arquiteto mineiro Gustavo Penna e, embora apresente uma arquitetura contemporânea, se harmoniza com a paisagem de uma cidade do interior mineiro. Com 3.452,30 m², ele dispõe de salas de exposição, biblioteca, auditório, espaço educativo, anfiteatro ao ar livre e áreas administrativas.
O Museu de Congonhas acredita que o papel dos museus no mundo contemporâneo está intrinsecamente associado à sua missão educativa, e não somente à ideia restrita de uma instituição que administra coleções artísticas. Dessa forma, o espaço de Congonhas se constitui em um local de construção de conhecimento e de interpretação do mundo, tendo o patrimônio, a arte e a fé como principais pilares para direcionar a experiência educacional.
Visitas guiadas são oferecidas pelo museu a grupos de até 20 pessoas mediante agendamento prévio, e podem ser realizadas de terça a sexta-feira, às 10h30 e às 15h30.
Nas quartas-feiras, as visitas guiadas só estão disponíveis às 15h30. Durante esses 8 anos de vida já passaram pelo local mais de trezentos mil pessoas. Setembro, quando se comemora o Jubileu da cidade, é quando se tem um maior número de visitantes.
Aleijadinho Virtual
Em comemoração aos oito anos de vida do museu, uma atração super especial, que tem levado os visitantes a demonstrações de admiração, foi montada pelos responsáveis pelo espaço. Trata-se do projeto Aleijadinho Virtual, que cria uma experiência de realidade virtual, dando destaque à figura de Aleijadinho - o maior artista do Brasil Colônia e do Barroco Americano -, e à sua majestosa obra artística. A experiência tem 15 minutos de duração, e estará disponível até dia 14 deste mês. Ela será inscrita em festivais de VR (Realidade Virtual) nacionais e internacionais, aumentando seu alcance de mídia e potencial de formação de público, tanto no Brasil quanto no exterior.
O trabalho de realidade virtual foi criado pelo Studio KWO XR, que se dedica desde 2015 a pesquisas, produção e conteúdos, sendo uma empresa pioneira no desenvolvimento de projetos em realidade virtual e aumentada no Brasil. Ao longo desses anos já criou mais de 80 projetos para clientes como Rede Globo, Rede Record, Coca-Cola, Grupo Votorantim, Washington Post, Brooksfield, Tetrapack, Festival MIMO, entre outros. Seus profissionais são especializados em construir experiências imersivas e interativas, que utilizam tecnologia de ponta para promover narrativas com significado e profundidade para o público.
Entre os principais projetos autorais da empresa, além do Alejadinho Virtual, destaca-se o Tinta & fogo, um trabalho que leva o visitante de volta no tempo para o universo e a arte dos primeiros habitantes da terra, tendo o Parque Nacional da Serra da Capivara como cenário. Mário de Andrade & A origem de Macunaíma, uma jornada imaginária partindo do escritório do grande poeta e romancista paulista - um dos criadores do modernismo no país-, em direção ao Monte Roraima, é outro destaque no portfólio do estúdio.
A iniciativa de levar os jornalistas da Abrajet MG - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo ao Museu de Congonhas, partiu da Diretora de Turismo da cidade de Congonhas, Cristiane Nobre.
Os jornalistas foram recebidos pela diretoria e equipe do Museu de Congonhas pela manhã.
Fizeram uma visita guiada pelo museu, participaram do projeto Aleijadinho Virtual e após as ações, foram agraciados com um maravilhoso brunch, com a participação do Prefeito da cidade, Dr. Claudio Souza.
Na saída, os jornalistas receberam de presente uma sacola com o livro "Museu de Congonhas - Relato de uma Experiência" e várias lembranças do museu.
Convidamos a todos a visitarem o Museu de Congonhas e participarem desta experiência de grande importância cultural.
Cristiane Nobre ( diretora de Turismo), Dr. Cláudio Souza ( Prefeito de Congonhas), Lilian Gonçalves ( diretora de comunicação), Lana Mércia ( Presidente de Fumcult), Geordane Silva( superintendente de desenvolvimento econômico), Lourdes Maria ( coordenadora do Museu de Congonhas) e Hugo Castelani ( diretor de Patrimônio).
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