top of page
Foto do escritorespaco horizonte

Cirurgia de pálpebra figura entre os procedimentos mais realizados no mundo


blefaroplastia
blefaroplastia

Consolidadas principalmente no ambiente profissional, as chamadas de vídeo produziram um fenômeno, chamado de “efeito zoom”, que evidenciou a autopercepção das pessoas, aumentando o interesse por cirurgias plásticas faciais. Dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, da sigla em inglês) apontam um crescimento de 14,8% nos procedimentos faciais e de cabeça, e em sua pesquisa global sobre Procedimentos Estéticos/Cosméticos, anunciada em setembro passado, a cirurgia de pálpebra foi a terceira intervenção mais realizada em 2022.


Segundo a dra. Thaís Batisteli, oftalmologista do Instituto de Olhos Minas Gerais (IOMG), especialista em cirurgia plástica ocular pela Santa Casa de Belo Horizonte, a blefaroplastia, como também é denominada, é indicada para o rejuvenescimento das pálpebras e da região próxima aos olhos, onde surgem os primeiros sinais do envelhecimento. A cirurgia consiste na remoção do excesso de pele e de bolsas de gordura, que aparecem com o avançar da idade ou que estão presentes em pacientes mais jovens devido a condições genéticas. Outros procedimentos que também podem ser associados à blefaroplastia são a correção da ptose palpebral, elevação do canto lateral e elevação das sobrancelhas em casos selecionados. O resultado é uma aparência mais jovem, natural, descansada e harmônica.

Fora as razões estéticas, a cirurgia plástica das pálpebras também tem caráter clínico: corrige a posição das pálpebras melhorando o campo de visão; remove lesões benignas e tumores palpebrais e reconstrói a região afetada.

As técnicas do procedimento minimamente invasivo avançaram, podem ser empregadas por incisão ou a laser, ambas são seguras, indolores e rápidas. A remoção de pele e gordura palpebrais dura de duas a três horas e é feita em centro cirúrgico. No pós-operatório é comum que a região fique inchada e com hematoma, os pontos são retirados entre sete e 10 dias.

Os resultados das blefaroplastia já podem ser observados a partir da segunda semana, porém a cicatrização completa ocorre em aproximadamente seis meses. Cabe ressaltar que os cuidados vão determinar resultados mais satisfatórios, por isso o paciente deve evitar se expôr ao sol durante a recuperação, evitar atividades físicas no primeiro mês, aplicar colírio lubrificante e fazer compressas de gelo.

Foto: Freepik

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page