Espaço 356 é finalista do prêmio GRI Awards 2024
- espaco horizonte
- 20 de set. de 2024
- 4 min de leitura

Primeiro living center de Minas Gerais está no Top 10 da renomada premiação do mercado imobiliário e concorre como "melhor projeto de shopping center"
O Espaço 356, living center do Grupo EPO situado na saída para o Rio de Janeiro, na BR-356, em Belo Horizonte (MG), está entre os Top 10 no prêmio GRI Awards 2024. Reconhecida como uma das mais prestigiadas do mercado imobiliário brasileiro, a premiação, promovida pelo GRI Club, celebra empreendimentos que se destacam em seus segmentos e possuem um impacto social significativo. O Espaço 356 está concorrendo na categoria "melhor projeto de shopping center".
A votação pública para determinar os três finalistas em cada categoria vai até 11 de outubro e pode ser acessada pelo site do GRI Awards 2024 (https://www.griclub.org/event/real-estate/gri-awards-2024_4502). O resultado será anunciado em 15 de outubro, e o vencedor será revelado em uma cerimônia que ocorrerá em São Paulo, no dia 12 de novembro.
Guilherme Santos, diretor de Incorporação do Grupo EPO, destaca a importância da indicação do Espaço 356 ao GRI Awards 2024'. “Isto é um reflexo do esforço coletivo e da visão audaciosa que tivemos ao projetar e desenvolver o 356. Nosso objetivo sempre foi criar um living center que não apenas oferecesse uma ampla gama de experiências e serviços, mas que também se destacasse pela integração perfeita entre funcionalidade, estética e contato com a natureza. Esta distinção confirma que estamos no caminho certo, alinhando nosso projeto com as melhores práticas e tendências do mercado global”.
Projetado pela BLOC Arquitetura, o Espaço 356 é o primeiro empreendimento com o conceito de living center em Minas Gerais, reunindo em um só local lazer, bem-estar em família, entretenimento, esportes, eventos, cultura, conveniência, compras e serviços. A inovação do projeto o tornou palco da Casacor Minas, a maior mostra mineira de arquitetura, design de interiores e paisagismo, que será realizada até o dia 15 de setembro.
A concepção arquitetônica do empreendimento foi pautada no retrofit da estrutura de um antigo motel existente no local, aproveitando sua modulação e adaptando-a para um novo uso, requalificando não apenas o edifício, mas toda a região. Para valorizar a vista privilegiada do skyline de Belo Horizonte, que conecta os visitantes à paisagem composta pela Serra do Curral e pela Estação Ecológica do Cercadinho, o projeto ganhou uma grande esplanada e um rooftop.
Além do retrofit, o Espaço 356 incorpora o conceito de urban jungle, um estilo de decoração que inclui plantas e elementos relacionados ao meio ambiente. O projeto paisagístico conta com árvores, arbustos e flores, formando um jardim com um ideal naturalista que permeia todo o complexo.
No local, já está em funcionamento o restaurante Rizoma, que combina gastronomia, arquitetura contemporânea e uma vista privilegiada para a mata do Cercadinho. O restaurante oferece buffet todos os dias no horário de almoço e um cardápio à la carte à noite, com opções de parrilla, pizza, ceviches e culinária oriental, além de buffet de antepastos.
Outra operação de destaque é o Centro de Referência do Queijo Artesanal de Minas Gerais (CRQA), um espaço cultural que agrega produtos e experiências relacionadas a um dos maiores patrimônios da nossa gastronomia – o queijo – reunindo professores, pesquisadores e técnicos qualificados para receber os visitantes, que desejam aprender mais sobre nossas origens gastronômicas. No local também funciona o Instituto de Hospitalidade de Artes Culinárias (Inhac), um projeto desenvolvido por Léo Paixão e pela diretora executiva do CRQA, Sarah Rocha, que oferece formação técnica de nível internacional, com cursos nas áreas de gastronomia e hospitalidade, para jovens em situação de vulnerabilidade social.
Pensando no lazer para a família, o Extremo Park oferece ambientes destinados a proporcionar diversão e entretenimento para todas as idades, com atividades como escalada, jump line, camas elásticas, oficinas, pista de velotrol, animações e oficinas infantis, além de uma estrutura preparada para a realização de eventos. Na área esportiva, destaca-se a Arena RM, onde o ex-craque do futebol Rafael Moura, o He-Man, investiu na construção de uma mega arena de nível internacional destinada às modalidades de Beach Tennis, Padel e Pickleball.
O empreendimento, que tem a gestão e comercialização da GSA Ativos, possui um espaço totalmente voltado para o setor corporativo. Com uma área de mais de 2 mil metros quadrados, o segundo andar do 356 dispõe de espaços a partir de 32 m² destinados a atividades de escritórios de diversos segmentos, como indústria criativa, startups, arquitetura, design, produtoras de eventos, além de serviços voltados para a área da saúde, estética e bem-estar.
Novidades - Além disso, várias operações já estão em funcionamento no 356 em conjunto com a edição de 2024 da Casacor e seguirão no living center após o encerramento da mostra: Oásis, especializada em saúde integrada e bem-estar, oferecendo atividades como spa, pilates e fisioterapia; Up Esmalteria Premium, que atua na saúde dos pés e das mãos; a barbearia Max Visual; a Marble Lab, loja de locação e venda de itens de mesa posta, cerâmicas e itens para cozinha; e a Maison Deboá, especializada em aromatizantes de ambientes e cosméticos. A Casacor também terá um escritório fixo no empreendimento.
Recentemente foram inauguradas no Espaço 356 a Almacor e a Pop Up Galeria. lojas de moda autoral, acessórios e decoração; a One Only One, capacitação em joalheria, gemologia e design; a galeria de artes Lemos De Sá; e a loja Doisélles, de moda feita à mão; A Estilosa, boutique focada em alfaiataria; e Bôhho, de moda sustentável.
Para mais informações e novidades sobre o Espaço 356, acesse o Instagram @espaco356 ou o site http://www.espaco356.com.br/.
Foto: Divulgação
Commentaires