top of page
Foto do escritorespaco horizonte

Exposição em BH apresenta releituras de capas de vinil





Mostra “Capas de Disco” reúne 63 trabalhos assinados por artistas de diversas partes do Brasil, que recriaram suas versões de capas de disco


A primeira capa de disco de vinil completou 84 anos em todo o mundo. E para comemorar a data, 63 artistas, sob a curadoria dos artistas plásticos Hogenério e Paulo Apgáua, apresentam a exposição coletiva “Capas de Disco”. A primeira edição da Exposição foi no Grande Hotel Ronaldo Fraga, no final do ano passado.


Já a segunda edição, que conta com o apoio da Quadro a Quadro Arte e Molduras, teve seu coquetel de abertura no último sábado de maio , dia 27, na Galeria Pátio Arts & Design e fica aberta à visitação até o dia 30 de junho, com entrada gratuita. Cada artista produziu a sua releitura de capa, de discos nacionais e internacionais. As escolhas se deram em função da identificação com as bandas, cantores, músicas e até da conexão com a capa escolhida.





As capas de disco, um formato criativo de arte, sempre encantaram milhares de pessoas pelo mundo. E elas expressam na exposição, uma nostalgia provocada por memórias afetivas de cada visitante. Ao mesmo tempo, são releituras contemporâneas das capas de discos sob diversos olhares e perspectivas.


Para Hogenério, idealizador da exposição, a escolha dos artistas se baseou na concepção da criação das capas de disco. Geralmente elas são criadas por artistas plásticos, fotógrafos, designers, estilistas, arquitetos, entre outros. “Então convidei profissionais do tipo e cada recriou sua versão preferida de capas de disco. O resultado surpreende não apenas pela interpretação artística, mas também pela contextualização histórica, permitindo aos visitantes uma viagem pelo tempo”, diz o artista. Paulo Apgáua, que também integra a curadoria dessa edição, complementa, "No Grande Hotel, na forma de gabinete de curiosidades, tínhamos uma sensação diferente da que alcançamos na atual expografia. Ao entrar na Galeria do Pátio, o espectador se percebe rodeado pela diversidade que os 63 artistas trazem, com os quadros lado a lado, além de perceber os diálogos possíveis entre eles, somos abraçados por uma saborosa atmosfera musical”.







Para mergulhar e se inspirar no universo das capas dos discos recriados, a exposição ainda disponibiliza na plataforma Spotify uma playlist com canções extraídas dos discos apresentados. Basta buscar pelo nome “Exposição – Capas de Disco”. Imperdível!


A “Exposição - Capas de Disco“ pode ser conferida de 27 de maio a 30 de junho, no piso L3 do Pátio Savassi.


Um pouco de história


Em 1939, Alex Steinweiss levou um fotógrafo até a Rua 45th, local do famoso Imperial Theater, e convenceu o dono do estabelecimento a mudar o letreiro, colocando o nome do disco no lugar. Com as letras devidamente posicionadas, foi só esperar o cair da noite, acender as luzes, e o cenário estava pronto. Surgia ali, um novo padrão para discos, com novos significados dados ao produto. As capas de discos seriam, a partir de então, criadas por artistas plásticos, desenhistas, designers, fotógrafos, entre outros.



Artistas


Andréia Vasconcelos, Audrey Schiavon, Bárbara Rigamonte, Batista Gariglio Filho, Breno Barbosa, Carlos Macedo, Celina Lage, Chaves, Costa Val, Cristina Haibara, Demilson Vigiano, Diego Mendonça, Djalma Marcelino, Fernando Pacheco, FKL, Fred Izak, Gedeon Messias, Geraldo Luiz, Heloisa Brandão, Herman Alexandrer, Hogenério, Hyval Leite, João Bosco Macedo, Juninho Motta, Karla Neves, Karla Revorêdo, Kity, Mendonça, Lidia Miquelão, Ligia Taka, Lisianny Marinho, Lucia Valim, Luiza Drumond, Mara Ulhoa, Marcelo Blade, Marcio Silva, Maria Lúcia Chimeli, Mauro Silper, Mestre Rosemir, Michel Salazar, Nivalda Mendonça, Olister Barbosa, Paula Pereira, Paulo Apgáua, Rafael Abreu, Ramiro Cerqueira, Ramon Navarro, Regina Campos, Renan Florindo, Rene Nascimento, Resende Lara, Rodrigo Brasil, Severino Iabá, Shirley Abreu, Tarcísio Botelho, Tereza Cristina Leão, Tunes Aleixo, Valmir Silva, Vicente Soares, Wagner Ziviani, Willi de Carvalho e Yolanda Guilherme.






SERVIÇO:



EXPOSIÇÃO ‘CAPAS DE DISCO’

Data: 27 de maio a 30 de junho

Local: Galeria Pátio Arts & Design - piso L3 do Pátio Savassi

Endereço: Av. do Contorno, 6061 - São Pedro, Belo Horizonte - MG

Horários de visitação: Seg a dom 10h às 22h

Entrada franca



Contato para entrevistas:

Hogenério - curador - (31) 99679-7739

Paulo Apgáua - curador - (31) 97129-4645

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page