Depois de dois anos longe da capital mineira, a 44ª Exposição Nacional Campolina está de volta ao Parque de Exposições Bolivar de Andrade, também conhecido como Parque de Exposições da Gameleira. O evento começa domingo, 13 de outubro, e vai até 19 de outubro. As atividades da raça Campolina começam efetivamente com os julgamentos e os campeonatos de marcha e a partir de quarta-feira dia 16, tem shows, festas, espaço Kids e praça gastronômica. A cervejaria Krug Bier é parceira do evento.
Origem da raça
O Brasil tem um dos maiores rebanhos de equinos do mundo. Entre as raças de animais marchadores mais conhecidas no país está o cavalo Campolina. O animal é o resultado de vários anos de seleção e cruzamentos de raças de cavalo feitos por Cassiano Campolina, fazendeiro de Entre Rios de Minas, Minas Gerais. O criador começou seus esforços para criação da nova raça de cavalos nos anos 1870. Há 70 anos foi fundada a ABCC Campolina que atualmente conta com cerca de 1,2 mil associados no país e 60 mil animais registrados.
A expectativa é que cerca de 20 mil pessoas visitem o evento, que oferece opções para toda família com shows, espaço kids, boutique do Campolina, praça de alimentação com restaurantes, boate, além de programação técnica, julgamentos de Marcha e Morfologia e três leilões cuja expectativa de negócios é da ordem de R$ 3 milhões.
São esperados ao todo cerca de 400 animais oriundos de várias partes do país.
Ainda acontecem as festas, dias 17, 18 e 19 de outubro no complexo Rancho Campolina (dentro da exposição) e vai contar com bandas e djs.
Os ingressos para acessar a exposição são gratuitos (limitados) e podem ser retirados pelo ingresse.com/campolina e o evento acontece 13 a 19 de outubro, de 8 às 22h no Parque de exposições da Gameleira.
Foto do Cavalo - Crédito Osmar Henrique
Foto Krug - Crédito João Couto
Commentaires