Projeto itinerante 70 anos de Rosa no Caminho da Boiada passa por Curvelo, Cordisburgo e Corinto neste mês com oficinas, peças teatrais, contação de história e rodas de conversa
Curvelo, Cordisburgo e Corinto recebem o Projeto 70 anos de Rosa no Caminho da Boiada neste mês de outubro. O projeto celebra os 70 anos da épica viagem do escritor mineiro Guimarães Rosa que deu origem ao livro Grande Sertão: Veredas. Nos dias 19 e 20, Cordisburgo e Corinto recebem programação gratuita e aberta à comunidade.
No último dia 03, a Escola Estadual Bolivar de Freitas, em Curvelo, recebeu uma intensa programação de diversão e conhecimento. O pesquisador da obra Rosiana e contador de histórias, Fábio Barbosa, bateu um papo com as crianças e na sequência teve apresentação do Grupo de Contadores de Histórias Miguilim. Completando a programação, a Cia. Pé de Pano apresentou o conto musicado “Caminho da Boiada”.
Patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o projeto tem programação especial para o alunos da rede pública de ensino com oficina de pipa e de colorir, apresentação de teatro infantil, contação de história, rodas de conversa sobre brincar sem correr riscos com a rede elétrica, sobre consumo de energia e sobre Guimarães Rosa. Em Cordisburgo, as atividades vão ocorrer na Escola Municipal "Octacilio Negrão de Lima" no dia 20 e, em Corinto, no dia 19 no Auditório da Câmara Municipal.
O Centro de Artesanato de Cordisburgo recebe às 15h30, uma oficina de enfeites natalinos com a artesã Cláudia Silveira, do Ateliê Mãe Natureza, uma oficina de instalação de antenas de TV e uma roda de conversa sobre como evitar acidentes com a rede elétrica. É necessário realizar inscrição no local. O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Cordisburgo recebe também no dia 19, às 20h, a apresentação do espetáculo “Um Tal Guimarães”, da Trupe do Mangue. A ocupação dos lugares é por ordem de chegada e o espaço está sujeito a lotação.
Esta é uma iniciativa conjunta do Governo do Estado de Minas Gerais e de três Instâncias de Governança Regional (IGR), popularmente conhecidas como Circuitos Turísticos, Lago de Três Marias, Grutas e Guimarães Rosa, com a proposta de realizar ações gratuitas mensais e itinerantes pelas cidades da região retratada pelo escritor como o Caminho da Boiada que vem sendo estruturado como destino do turismo cultural e de aventura a partir de parcerias entre iniciativa pública, privada e da sociedade civil.
Confira a programação completa em Cordisburgo e Corinto:
Cordisburgo
DIA 19
Atração: Oficina Instalação de Enfeites Natalinos + Oficina de Instalação de Antenas de TV + Roda de conversa “Como evitar acidentes com a rede elétrica”
Horário: 15h30 às 17h30
Local: Centro de Artesanato de Cordisburgo (Rua São José, 1.451-A)
Sinopse: A artista plástica Cláudia Silveira realizará demonstração da confecção de arranjos natalinos utilizando recursos da natureza e outros, valorizando materiais locais, materiais que trazem impacto ambiental. Equipe Cemig conduzirá uma Oficina de instalação de antenas de TV e uma roda de conversa sobre como evitar acidentes com a rede elétrica.
Inscrições prévias no Centro de Artesanato de Cordisburgo, no horário de 14h às 17h30. Mais informações Secretaria Municipal de Turismo de Cordisburgo (31) 3715-1767 com Guilherme.
Atração: Apresentação do espetáculo Um tal Guimarães
Horário: 20h
Local: CAT Cordisburgo
Sinopse: A peça Um Tal Guimarães constrói um universo poético-ficcional para apresentar Guimarães Rosa na pele de algumas de suas principais invenções – desde as mais populares, como o casal Riobaldo e Diadorim, de Grande Sertão Veredas; personagens dos contos de Sagarana, como Lalino Salathiel, Maria Rita, Sete-de- Ouros, o burrinho pedrês ou Augusto Matraga, até as figuras presentes em Primeiras estórias, como Darandina ou Tarantão, Brejeirinha ou Nhihinha.
DIA 20
Local: Escola Municipal "Octacilio Negrão de Lima" (Rua Prefeito Joaquim Pereira Goulart Junior, 85, Centro - Cordisburgo/MG)
MANHÃ - 8h às 11h15
Roda de conversa sobre como brincar sem correr riscos com a rede elétrica
Público: todos os alunos do turno escolar
Oficina de Pipa
Sinopse:A oficina de construção de pipas faz parte do projeto de Jogos e Brincadeiras da Cia Pé de Pano com o objetivo de socialização, de estímulo ao aprendizado, a criatividade e a coordenação motora por meio da vivência e valorização da tradição presente nas brincadeiras da época dos nossos pais e avós.
Público: 1 turma do 3º ou 4º ano [20 alunos]
TARDE - 13h30
Apresentação do teatro infantil “Povo de Um Lugar”
Sinopse: Povo de um Lugar é uma peça teatral de contação de histórias infantis com ensinamentos sobre tradições mineiras, valores, respeito às pessoas e ao meio ambiente e o resgate das cantigas de roda. Interpretada pelas atrizes Ita Ferreira, Polly Andreys e pela cantora Miriam Bruno, a peça ainda relata um pouco sobre o lugar onde está sendo apresentada de forma interativa com a participação do público.
Público: todos os alunos do turno escolar
Corinto
Local: Auditório da Câmara Municipal (Rua Dr. Antônio Alvarenga, 12, Centro, Corinto/MG)
DIA 19
MANHÃ - 8h às 11h15
Roda de conversa sobre como brincar sem correr riscos com a rede elétrica
Público: todos os alunos do turno escolar
Oficina de Pipa
Público: alunos do 3º ou 4º ano
Número de vagas: 15
Bate papo sobre redução no consumo de energia e conscientização quanto ao seu uso seguido de uma contação de história sobre a mudança nos hábitos de consumo.
Público: todos os alunos do turno escolar
Apresentação do Grupo Miguilim e Fábio Barbosa
Sinopse: Bate papo sobre a viagem feita por Guimarães Rosa em 1952 acompanhando uma comitiva de vaqueiros percorrendo 240 km entre Três Marias e Araçaí. Em seguida, os integrantes do Grupo Miguilim farão narração de uma história.
TARDE - 13h30
Apresentação do teatro infantil “Povo de Um Lugar”
Público: todos os alunos do turno escolar
NOITE - 19h30
Apresentação do conto musicado “Caminho da Boiada”
Sinopse: O conto é inspirado na travessia que o escritor Guimarães Rosa fez junto com a comitiva de vaqueiros pelo Sertão Mineiro em 1952, que lhe serviu de inspiração para escrever sua obra prima: Grande Sertão Veredas.
Público: Estudantes, Moradores de Corinto, Convidados e Visitantes em Geral
DIA 20
MANHÃ - 9h
Caminhada ecoliterária com o grupo Caminhos do Sertão
Sinopse: O Caminhos do Sertão é um grupo formado por ex-Miguilins com o objetivo de divulgar o turismo literário por meio de caminhadas ecoliterárias onde fazem percursos com narrações de textos retirados da obra do Guimarães Rosa com participação do violeiro Disouza que toca e canta inspirado nos contos do Rosa.
Público: Estudantes do Ensino Fundamental ou Médio e Convidados
NOITE - 20h
Peça de teatro “Um Tal Guimarães”
Dias 19 e 20, de 8h às 16h
Exposição Sertão Mundo
Sinopse: A exposição “Sertão Mundo” foi concebida para o ambiente virtual, tendo como referência o Sertão, este lugar tão característico e presente na obra do escritor João Guimarães Rosa, que serve de cenário para as diversas questões universais trazidas pelo autor em suas histórias, como o amor, o medo, o sentido da vida e a dúvida
Público: Estudantes e Moradores de Corinto
Oficina de Colorir
A oficina traz figuras das obras de Guimarães para crianças menores de 6 anos colorir e conhecer um pouco sobre o escritor.
Patrocínio: Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais
Realização: Instância de Governança Regional Guimarães Rosa, Instância de Governança Regional Grutas e Instância de Governança Regional Lago de Três Marias, Governo de Minas Gerais/Governo Diferente-Estado Eficiente.
Kommentare