Para falar sobre inovação e da implementação de suítes inteligentes, eu entrevistei com exclusividade, Daniel Matoso que é o gerente geral do Hotel Radisson Vila Olímpia.
O que são suítes inteligentes e quais os benefícios?
R: São suítes que trazem uma solução de automação durante a hospedagem no Hotel Radisson Vila Olímpia possibilitando ao hóspede controlar todos os equipamentos das unidades habitacionais (suítes) como ar-condicionado, iluminação e televisores em um só sistema. A solução de automação é responsável pelo controle de todos os equipamentos das unidades habitacionais (suítes) como ar-condicionado, iluminação, cortinas e televisores em um só sistema. A vasta opção de interatividade permite adequar o sistema a qualquer perfil de hóspede. A ideia é oferecer aos hóspedes, mais do que as facilidades já encontradas no mercado atualmente. Queremos proporcionar uma experiência diferenciada com mais conforto e comodidade. Para isso, o sistema escolhido foi a assistente virtual da Amazon (Alexa), que fica permanentemente configurada nas suítes para que o hóspede possa controlar os itens do quarto por meio do comando de voz.
- A lista de comandos da Alexa contempla atividades como acender e apagar as luzes, ligar e desligar o ar-condicionado e a televisão, assistir o modo cinema numa super tela, relaxar com cromoterapia, abrir e fechar as cortinas e, outras funcionalidades tais como: reprodução de músicas, definição de alarmes, solicitação de informações sobre o cotidiano, como trânsito e resultados de esportes - tudo em tempo real.
Daniel Matoso é Gerente geral do Hotel Radisson - Vila Olímpia
Como e onde surgiu a ideia desse formato de hospedagem inteligente?
R: A inspiração para os quartos inteligentes no Brasil partiu de experiências em hotelaria de luxo fora do país. Após a vivência em um dos hotéis nos Estados Unidos, saímos do cotidiano aonde víamos apenas automação de cortinas, iluminação e tv e passamos a automatizar tudo dentro da suíte para causar uma ótima experiência ao hóspede. À versão brasileira das suítes inteligentes – que são consideradas um projeto piloto –, foi executada em parceria com a empresa “Smart Room”.
Com a implementação dessas suítes com tecnologia, o que muda em relação a acessibilidade para pessoas com algum tipo deficiência física?
R: Com uso de assistente virtual desenvolvido pela Amazon, já é possível controlar iluminação, temperatura, cortinas, TV, relaxar com cromoterapia ao final de um dia exaustivo, usar o Chromecast e ter a experiência de assistir a sua séria predileta em um cinema particular com uma “super tela” disponível nessas suítes, escutar sua playlist favorita, ter o diretório de serviços do hotel a sua disposição e outras funcionalidades, tudo isso por comando de voz.
Como tem sido a procura por esse tipo de acomodação no Hotel Radisson Vila Olímpia?
R: O telefone não para de tocar e as solicitações por e-mail não param de chegar. Estamos com Overbooking da categoria de suítes inteligentes durante todo o mês de agosto.
As suítes inteligentes são um projeto piloto que vem dando certo. A que vocês atribuem a todo esse sucesso?
R: Ao longo da Pandemia, idealizamos o projeto e passamos a executar e customizar todos os cenários possíveis dentro da suíte, desde a apresentação comercial da facilidade que a suíte possui, até mesmo todo o diretório de serviços que o hotel oferece. E quando você percebe o passo a passo da apresentação e a suíte “se comunicando” com você através de um comando de voz, isso faz da hospedagem, uma experiência única. Quisemos fugir do tradicional da automação, aonde costumamos ver apenas a iluminação, Tv e cortinas. Realizamos muito mais que isso. A jornada foi toda pensada por um hoteleiro se fazendo passar por um hóspede exigente.
Vocês pretendem ampliar o número de suítes nesse formato?
R: Sim. Temos no pipeline a projeção de mais 10 suítes até setembro desse ano.
Como se deu a parceria do Hotel Radisson com a empresa “Smart Room” para a implementação das suítes inteligentes?
R: A “Smart Room” é um parceiro de longa data. Após a experiência do exterior, falamos sobre o projeto e aproveitamos a Pandemia para explorar uma suíte do Radisson Vila Olímpia. Ele tinha o escopo de automação e nós tínhamos o desejo da trazer a experiência para o nosso hóspede.
Como as pessoas podem saber mais sobre essa novidade e entrar em contato com o Hotel Radisson?
R: Basta acessar o site https://www.reserveatlantica.com.br e buscar o hotel Radisson Vila Olímpia.
Matéria do jornalista João Costa (Brasília)
Apoio Jornal Espaço Horizonte - @espacohorizonte
Fotos: divulgação
ความคิดเห็น