top of page
Foto do escritorespaco horizonte

Inaugurado Centro de Referência do Queijo Artesanal em BH




Belo Horizonte acaba de ganhar um novo espaço de valorização da cozinha mineira, seus saberes e sabores: o Centro de Referência do Queijo Artesanal - MG (CRQA). Localizado no shopping Espaço 356, o Centro será inaugurado com uma exposição permanente sobre o Queijo Artesanal, loja colaborativa de produtos mineiros, sala de aula com cozinha didática, biblioteca especializada na cultura e gastronomia de Minas e um espaço multiuso para receber diversos eventos culturais e educativos. O início das atividades está marcado para o dia 27 de março, em uma primeira fase exclusiva para visitas escolares, já a abertura ao público geral está prevista para 10 de abril.


Como o próprio nome diz, o Centro de Referência do Queijo Artesanal vem ser uma referência em reflexão e incentivo à Gastronomia mineira, um espaço de experiência com objetivo de educar a demanda, ou seja, que o visitante possa vivenciar e aprender sobre a cultura queijeira. "O queijo representa tradição e inovação, em Minas Gerais. Tradição, porque tem uma história de mais de 300 anos que se confunde com a do próprio estado, além de ser símbolo do bem receber, do território e da gastronomia. E inovação que vem com o investimento na produção, que resulta em queijos cada vez mais ricos e acaba abrindo mercado para uma série de outros produtos artesanais de excelência. E o Centro vem valorizar isso tudo", afirma a diretora Executiva do CRQA, Sarah Rocha



.CRQA - Sarah Rocha e Leo Paixao - crd Edy Fernandes




CRQA - Sarah e Carmen Rocha - crd Edy Fernandes



Com projeto assinado pelo arquiteto José Lourenço, o CRQA foi construído em uma área de quase 750m², tendo como inspiração estética as serras e riquezas de Minas. Com formas que aludem às curvas da paisagem e o uso de materiais tradicionais de minas como o ferro, o que se propõe é uma ambiência imersiva, em uma arquitetura e projeto expositivos complexos e bem trabalhados. Convidar à visita, impressionar, entreter e ensinar o público de todas as idades, além de homenagear o queijo como grande símbolo da cultura mineira.

Um dos carros-chefes do projeto é a exposição permanente sobre o Queijo Artesanal. Com coordenação da museóloga Célia Corsino, o projeto é fruto de uma pesquisa sobre a produção queijeira de todo o estado, os modos de fazer do queijo artesanal e como se refletem na cultura do povo, e as particularidades das regiões queijeiras reconhecidas de Minas. “A geração e difusão de conhecimento é um pressuposto importante para o Centro. Queremos formar consumidores mais informados, fomentar discussões, preparar profissionais e suscitar assuntos importantes para o desenvolvimento de todo o mercado”, explica a diretora Sarah Rocha.



CRQA - crd _estudiony18



Outro grande destaque será a primeira biblioteca de Minas Gerais dedicada à Gastronomia e cultura do estado, com títulos nacionais sobre culinária e cultura alimentar, pesquisas e teses científicas, e ainda traduções para o português dos principais livros internacionais de gastronomia, muitos inéditos no Brasil. O CRQA também vai contar com um auditório para até 200 pessoas sentadas e um espaço para atividades formativas em temas de cultura e gastronomia, com uma cozinha didática completa.


Para embasar e nortear todas as ações e atividades, o Centro de Referência do Queijo Artesanal reuniu um comitê científico e cultural multidisciplinar, com profissionais referência em suas áreas. Participam o jornalista especializado em gastronomia Josimar Melo, a museóloga Célia Corsino, o antropólogo da alimentação italiano Ernesto di Renzo e o médico veterinário jurado em concursos de queijos Elmer Almeida. “Nosso comitê é a garantia de sinergia com as últimas tendências e correntes da gastronomia. É importante estar conectado com o mundo, aprender com mercados mais desenvolvidos e alçar o queijo artesanal mineiro a patamares inéditos de reconhecimento, qualidade e inovação”, completa.




CRQA - crd _estudiony18



Excursões internacionais pela valorização da cultura mineira


Mesmo antes da inauguração do espaço físico, o Centro de Referência do Queijo Artesanal já vem desenvolvendo um trabalho consistente de fortalecimento e difusão da cultura de Minas Gerais. Entre os destaques de sua atuação está a participação na reunião da UNESCO em Marrocos, em 2022, em ações de sensibilização da comunidade internacional para o pleito pelo título de patrimônio da humanidade para “Os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal”. O Centro também foi à Espanha, no começo de 2023, representar Minas no Madrid Fusión, o maior congresso de gastronomia do mundo e, mais recentemente, esteve na Colômbia para apresentar os queijos e a culinária do estado em um evento internacional de promoção turística, sempre colhendo bons frutos e o reconhecimento da gastronomia de Minas.



Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias - INHAC


Junto ao Centro de Referência do Queijo Artesanal, o novo espaço também vai abrigar o Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias - INHAC, uma escola de gastronomia de padrão internacional que irá formar novos cozinheiros e verdadeiros embaixadores da cultura de Minas. O projeto é voltado para jovens que estejam em situação de vulnerabilidade social, de 15 a 18 anos, em especial os que residem em abrigos. Anualmente, serão ofertadas 80 vagas gratuitas para o curso profissionalizante de 960 horas/aula, reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação. O projeto didático inclui desde prática e técnicas de gastronomia internacional, até a história dos queijos e produtos de excelência de Minas, antropologia da alimentação e gestão de negócios. A previsão de ingresso na primeira turma é no segundo semestre de 2023.


O INHAC contará com duas cozinhas-laboratório didáticas integráveis, equipamentos e utensílios padrão de mercado, biblioteca de gastronomia, salas de aula completas, mezanino gourmet e área de convivência. A escola leva a assinatura do premiado chef Leonardo Paixão, que está à frente do restaurante Glouton, o único mineiro na lista dos Latin America’s 50 Best Restaurants. Além de transmitir toda a sua experiência de mercado, ele vai acompanhar de perto toda a metodologia e programa de ensino, com foco máximo em formar profissionais com excelência técnica para fortalecer toda a cadeia da gastronomia.


“A cultura é um grande produto e também ferramenta de promoção do estado. E nosso objetivo, além de transformar a vida desses jovens, é que eles não se tornem somente grandes cozinheiros, mas embaixadores culturais de Minas Gerais. A técnica pode ser clássica, como das escolas francesas e italianas, mas a tarefa é aplicar a excelência técnica no desenvolvimento da nossa cozinha”, explica Sarah Rocha.


O Centro de Referência do Queijo Artesanal - MG e INHAC contam com patrocínio da Gerdau, Aperam, Cedro Mineração, Claro, Cemig, Instituto Unimed BH, Ventana Serra, E-P-O, Macom, Tramontina, Copasa, Gasmig, Anglo Gold Ashanti, Espaço 356, Suggar Eletrodomésticos, Delly’s Food Service, JAM Engenharia de Ar Condicionado, Cook Cozinhas & Ambientes, Segafredo Zanetti, Grupo Sada, Infinito Vidros, Templuz, Cebrace, SDS Siderúrgica, Divinal Vidros. E também têm como parceiros a Lourenço Arquitetos Associados, PRS Construtora, Grupo Home Office, Accero, ABC da Construção, Esense Automação e Techlumens. Com realização do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio das leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.




CRQA - crd _estudiony18




Sobre o Espaço 356


Situado na Rua Adriano Chaves e Matos, nº 100, no bairro Olhos d’Água, às margens da BR 356, na saída para o Rio de Janeiro, o Espaço 356 é o primeiro shopping life style de Belo Horizonte, criado para revolucionar a experiência de compra dos frequentadores. Idealizado e executado pelo Grupo EPO, o local possui aproximadamente 24 mil metros quadrados que vai reunir, em um só lugar, cultura, lazer, arte, gastronomia e compras.


O Espaço 356 está em fase final de construção. O shopping vai abrigar lojas físicas, pop-ups ou compartilhadas. Foi feita uma curadoria para oferecer aos frequentadores do 356 tudo que eles precisam e esperam de um shopping tradicional, somado a um ambiente gourmet, moderno e cult. Com arquitetura inovadora pautada pelo retrofit, o empreendimento será diverso e plural, tudo isso num ambiente contemporâneo, despojado, aberto e de estética industrial, com belos jardins espalhados pelos corredores e vista privilegiada para a Serra do Curral e a Estação Ecológica do Cercadinho.


Conheça mais sobre o Espaço 356 pelo




Capa da matéria: crd Edy Fernandes



SERVIÇO:


CENTRO DE REFERÊNCIA DO QUEIJO ARTESANAL - MG e INHAC


Espaço 356 (R. Adriano Chaves e Matos, 100 - Olhos D'Água)


Instagram: @queijoecultura




Matéria publicada no Jornal Espaço Horizonte



Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page