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Minas Trend 2025: Salão de Negócios traz o ineditismo da moda masculina

  • Foto do escritor: espaco horizonte
    espaco horizonte
  • 10 de abr.
  • 4 min de leitura

            


Minas Trend 2025
Minas Trend 2025

33ª edição inova ao apresentar a lojistas e compradores as tendências de um segmento em franca expansão no país e no mundo


Ficou para trás o tempo em que os homens não  se preocupavam com estética e  vestuário. Nos dias de hoje  eles estão cada vez mais atentos às novidades do universo da moda. Um misto de inovações tecnológicas em tecidos e materiais alternativos, com despojamento, leveza, casualidade e contemporaneidade. Um closet onde as peças têm um caimento impecável, sem dobras ou amassados, funcionando bem em qualquer ocasião ou modalidade de trabalho, seja remoto ou presencial.  


Atenta à essa mudança de comportamento, a 33ª edição do Minas Trend que ocorrerá de 8 a 10 de abril, no BH Shopping, em Belo Horizonte (MG), consolidando-se, mais uma vez, como um dos polos de moda do Brasil, é um convite a lojistas e compradores para explorar as novas perspectivas do setor: a moda masculina, seus estilos e tendências.


Com o tema “Olhe. Olhe de novo. A moda é um convite para ver o mundo de outro jeito”, o Minas Trend traz como cereja do bolo nesta temporada Primavera/Verão 2026 a inclusão do segmento masculino. Algo que marca não apenas a evolução desse tradicional evento que já faz parte do calendário do Estado, mas o foco num mercado cada vez mais promissor.

Rogério Vasconcellos, presidente Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios da FIEMG e do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Minas Gerais (Sindvest) avalia a inclusão da moda masculina na edição 2025 do Minas Trend Primavera-Verão como um avanço estratégico e uma resposta à crescente demanda do mercado.  “A moda masculina tem ganhado cada vez mais espaço e relevância, com consumidores mais exigentes e atentos às tendências. A presença desse segmento na feira fortalece o evento como um reflexo mais completo da indústria da moda mineira, ampliando oportunidades de negócios e abrindo novos horizontes para marcas que desejam inovar e se destacar.”


Ele explica que as expectativas de negócios para o Salão do Minas Trend 2025 são bastante positivas: “o evento já se consolidou como uma plataforma estratégica para conectar marcas, lojistas e compradores nacionais e internacionais. A inclusão de novos segmentos, como o masculino, tende a ampliar ainda mais essas oportunidades.”


Segundo Rogério Vasconcellos, os “booms” desse segmento refletem mudanças no comportamento de compra e na valorização de marcas que investem em inovação e diferenciação. Com essa expansão, o Minas Trend se fortalece ainda mais como um evento que acompanha as transformações do setor, abrindo espaço para que a moda masculina se consolide e se torne cada vez mais relevante no cenário nacional.


Espaço - Com experiência de anos à frente da diretoria  financeira  da MX 72 Camisaria, de Divinópolis (MG),  Mauro Célio de Melo Junior  é unânime ao dizer que a moda masculina chegou para ocupar seu espaço. “Os homens se tornaram muito exigentes em relação ao conforto, bem como ao uso de tecidos que não amassem muito, com facilidades para o dia a dia. Estamos bem inseridos nesse mercado”, afirma o presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário (Sinvesd) de Divinópolis. O empresário comenta que  a moda hoje trabalha com matérias tipo tecido 100% algodão, de alta qualidade, com mistura em poliéster e um toque bem refinado, além de fibra de bambu. Tudo isso confere muita assertividade nos toques. “Estamos bem inseridos nesse setor”, avalia.


A expectativa para a estreia masculina no Minas Trend é grande. Pudera. Além de ser a primeira vez nos estandes, a cidade mineira carrega consigo o título de ser praticamente um dos maiores nichos de moda masculina, de camisaria, não só no estado, quiçá no país. “Fazemos pesquisa em todo o mundo: Europa, Estados Unidos e Ásia. Somos muitos atualizados, não perdemos para ninguém em design, em acabamento e em qualidade. Esperamos vender bem. Esperamos que os compradores gostem. E agrademos à FIEMG a oportunidade de abrir para o setor masculino no Brasil e para o exterior também, por meio do Salão de Negócios. Tudo isso mostra que, em se tratando de moda masculina, estamos bem servidos”, afirma o empresário.


Tradição - Fundada em 1969 pelo empresário Paulo Nunes, em BH, a marca mineira Zak tem à frente o filho, Bruno Nunes, com sete showrooms no Brasil e 20 representações comerciais. Com a vivência de diretor criativo e de negócios, ele corrobora que os

homens hoje estão se cuidando mais: “vaidosos, investem uma parcela muito maior em moda e no guarda-roupas. Mais independentes, sabem o que querem, vão atrás do que precisam de acordo com as demandas do cotidiano e a mobilidade”, descreve.

O mercado de moda masculino, avalia Bruno Nunes, tem crescido com taxas maiores que o feminino. “A ZAC tem liderado esse movimento. Estamos animados em participar do Minas Trend”, comemora.

Tendências - Sobre as tendências, o CEO avalia que os homens vêm optando por cores um pouco  mais fortes, saindo das cores clássicas, que embora ainda predominem. A aposta fica por conta de uma cartela que tem o verde, o  musgo, o rosado, bordeaux, o marrom e os tons terrosos. A tecnologia, é fundamental nesse processo inovador. Por meio da escolha de  roupas respiráveis e tecidos adaptados às variações climáticas devido ao aquecimento global. O aumento do uso de linho que antes ficava restrito à praia, é um exemplo. Linho com elastano, com viscose, tecidos em algodão para amassar menos e ter mais resistência ao longo do dia estão sendo empregados também, ressalta o empresário.


E o perfil do público comprador que vem para esse Minas Trend? “É um público de lojistas representantes da moda masculina com as melhores marcas dentro das suas cidades, cidade de todos os portes, acima de 5 a 10 mil habitantes, buscando aumentar a sua capilaridade. Um segmento muito forte”, resume.


Minas Trend


  • Data e horário: 8 a 10 de abril / 10h às 20h

  • Local: BH Shopping - BR-356, 3049, Belvedere, Belo Horizonte – Piso Ouro Preto

  • Tema: “Olhe. Olhe de Novo. A moda é um convite para ver o mundo de outro jeito”

  • Slogan: "A Casa da Indústria da Moda"

  • Temporada: Primavera/Verão 2026

 

O Minas Trend é uma realização da FIEMG, por iniciativa de sua Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios, e suas entidades SESI e SENAI, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge),  apoio máster do Sebrae Minas, e apoio da Rede Minas, Rádio Inconfidência, Jornal Estado de Minas e Una.






 

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