top of page
Foto do escritorespaco horizonte

O Jardim Majorelle e o Memorial de Yves Saint Laurent


Jardim Majorelle



Inspirado nos jardins Islâmicos, cuja característica principal é o de reproduzir um pequeno paraíso, onde se observa grande importância do elemento aquático, e a presença marcante de plantas aromáticas, o Jardim Majorelle é fiel ao seu propósito: “um verdadeiro paraíso”.



Jardim Majorelle



Criado em 1931 pelo pintor francês Jacques Majorelle (1886-1962), na cidade marroquina de Marraquexe, o Jardim Majorelle, foi estruturado em torno de um tanque central, com variados ambientes, composto por plantas exóticas e de espécies raras que o pintor trouxe das suas viagens pelo mundo: cactos, yuccas, nenúfares, lótus, jasmins, buganvílias, palmeiras, coqueiros, bananeiras, agaves, ciprestes, além de bambus, frutas cítricas, romãs, cujas belezas se completam com fontes, lagos, jatos de água, vasos em cerâmica, alamedas e pérgulas.


Aberto ao público em 1947, o jardim ficou abandonado por vários anos após a morte de seu criador vitimado por um acidente de automóvel em 1962.


Fascinados com o jardim, o estilista Yves Saint Laurent e seu companheiro Pierre Bergé compraram o local em 1980, para salvá-lo de um projeto hoteleiro que previa sua destruição e então decidiram residir no local, o qual rebatizaram de “Vila Oásis”, iniciando ali um largo e grandioso projeto de restauração e recuperação do jardim, que inspirou suas criações por diversos anos.


Jardim Majorelle



As cinzas de Yves Saint Laurent, morto em junho de 2008 foram dispersadas no jardim onde há um memorial composto por uma coluna romana, sobre uma base onde há uma placa com o seu nome. Em novembro de 2010, a princesa Lalla Salma, esposa do rei Maomé VI de Marrocos, inaugurou ali, a exposição "Yves Saint Laurent e Marrocos”.


Inexistindo qualquer palavra que possa defini-lo com a grandiosidade que o mesmo merece, o Jardim Majorelle é um local de paz e puro encanto, um refúgio em meio ao fascinante caos de Marraquexe, além de ser .rodeado de cafés e pequenos restaurantes com excelente gastronomia local e internacional.



Este colunista no fascinante Jardim Majorelle

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page