Entre os procedimentos estéticos não cirúrgicos, não há método mais eficaz para o rejuvenescimento facial do que o peeling de fenol profundo. A técnica causa uma abrasão química controlada até a derme, induzindo a uma descamação que, quando completa, faz surgir uma nova pele com menos rugas, manchas, cicatrizes e flacidez.
Por isso, o procedimento se popularizou como um potente redutor de rugas e linhas de expressão podendo causar efeito de rejuvenescimento entre 10 a 20 anos a menos da idade real do paciente.
A duração desse efeito é em média de 10 a 20 anos, podendo ser até permanente. Maravilhoso, não é?
Os peelings já são bastante populares e existe uma diversidade no mercado para diferentes finalidades. A dermatologista conceituada e atualizadíssima, Dra Marcella Calil pontua que esses procedimentos consistem em uma “destruição controlada da pele, por meio da aplicação de um ou mais agentes cáusticos. A depender da concentração e composição desses agentes, eles podem ser classificados como peelings superficiais, médios ou profundos”, acrescenta.
Dra Marcella Calil
O que é o fenol?
Especialista em peeling de fenol, Marcella Calil explica que “atualmente, com mais estudos, sabemos que podemos aplicá-lo em níveis mais leves ou mais profundos assim como em áreas pontuais e não só full face, por isso a modificação do nome para Peeling Fenol Cróton, Eyelid (usado para rugas ao redor dos olhos) e Ucl (para rugas na região labial e bigode chinês). Usamos muito também para tratar rugas mais resistentes na região da glabela (entre as sobrancelhas).
“Onde fazemos o peeling, há um estímulo da produção de colágeno, promovendo o crescimento de uma pele mais lisa e uniforme”, afirma.
Hoje, é possível fazer o peeling em consultório ou bloco cirúrgico usando o fenol cróton, a depender da indicação criteriosa e das patologias preexistentes de cada paciente. Para alcançar um efeito de sucesso, estes protocolos devem ser observados com cautela. A escolha do melhor profissional implica positivamente no resultado.
Após a aplicação do fenol cróton é comum que a pele sofra um grande processo de descamação, vermelhidão intensa, inchaço e sensação de ardor na face.
O procedimento é contraindicado para quem tem problemas cardíacos, renais e hepáticos descompensados, pessoas com predisposição a queloides, gravidez, lactação, lesões herpéticas ativas, alguns tipos de dermatites, uso de medicamentos fotossensibilizantes e alergias aos componentes do peeling.
Marcella A. Calil
Contato: (31) 3243.0095 / (31) 98241.0550
Instagram: @dramarcellacalil
E-mail: cellcalil@hotmail.com
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 489 – sala 802 – Edifício ABC – Funcionários – Belo Horizonte
Fotos 1 e 4: reprodução internet
Foto 2: @dramarcellacalil
Foto 3: Gustavo Nogueira e Raquel Iracema