Para celebrar as comemorações da Proclamação da Independência foi realizado na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora (antigo palácio dos Governadores) em Cachoeira do Campo uma solenidade cívica com a participação dos 507 alunos da escola e do projeto social do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora coordenado pelas Irmãs Salesianas.
As crianças iniciaram o momento cívico cantando o hino nacional brasileiro, o Hino da Bandeira e o Hino de Ouro Preto, um momento marcante! Logo após, realizaram leituras de seus trabalhos escritos sobre a proclamação da independência, apresentação de dança e de uma pequena peça sobre o momento do grito do Ipiranga.
Apresentaram suas leituras artísticas sobre “o olhar de sua janela” e sobre as obras da artista plástica benemérita do Priorado dos Inconfidentes, Joanna Scharlé de Vasconcelos.
O projeto social das irmãs Salesianas atendem 120 crianças que estudam no turno da manhã na escola estadual e em sua sala de música fizeram uma pequena apresentação de músicas em português, italiano e de flauta doce, tudo aprendido com as irmãs Salesianas durante as aulas complementares que lhes são ofertadas de forma gratuita.
Foi “firmado” entre os 507 alunos e o Priorado dos Inconfidentes o projeto PEQUENOS INCONFIDENTES, projeto este que visa ensinar as crianças civismo, arte, cultura e a história de nosso povo.
No final deste ano, “será o batizado” (nossa senha, tal como em 1789) e então serão formados pelos educadores da escola e membros do Priorado dos Inconfidentes.
Assim então, vamos dando forma aos versos de Bárbara Heliodora em seus versos intitulado CONSELHO A SEUS FILHOS:
“ Meninos, eu vou dictar
As regras do bem viver,
Não basta somente ler,
É preciso ponderar,
Que a lição não faz saber,
Quem faz sabios é o pensar.”
Texto: Comendador Gladstone Lopes
Comments