top of page
Foto do escritorespaco horizonte

Projeto produz documentário sobre nascente do Rio das Velhas


 Foto Lucas Machado
Foto Lucas Machado


“Cria Periferia” capacita moradores de BH; curta já está na fase de pré-produção

 

Um fio de cultura liga o bairro Serrano, região da Pampulha, até o bairro Goiânia, região Nordeste de Belo Horizonte. Vindos de bairros periféricos diversos da capital, os participantes do Programa de capacitação "Cria Periferia" estão empolgados com possibilidade de transformar uma ideia em filme. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, o programa está capacitando gratuitamente essas pessoas que estão à frente da produção de um documentário.


As aulas já estão acontecendo e para Davydson Raymond, 27 anos, a experiência será válida para conclusão de um projeto já iniciado. “É incrível! A cada aula, um aprendizado”.


Ao todo são 42 horas de aulas teóricas, além de atividade prática para a realização de um documentário de até dez minutos. Fran Assis, 43 anos, afirma que tem aprendido muito. “Desejo, a partir do que estou aprendendo, dar voz àqueles que não têm voz, através dos documentários que eu pretendo fazer por aí com meus projetos”, ressalta.


A coordenadora geral e instrutora do programa, Dalila Pires, está muito feliz pela oportunidade de passar um pouco de seu conhecimento com uma turma tão especial. “Tenho certeza de que a produção do documentário será uma experiência memorável na vida de todas as pessoas envolvidas”, afirma. E Daniel Marcio de Jesus, 41 anos, está aproveitando cada momento. Para ele, a experiência está sendo fantástica, pois “a gente tá numa troca muito genuína de informações e conhecimento”, conta. Das propostas de produção apresentadas pela turma, a escolhida foi a dele, que irá fazer a direção do curta, junto com Gustavo Almeida, outro aluno da oficina.


A produtora e também instrutora, Mônica Veiga, destaca que ver esse momento de trocas resultar em ideias que viram projetos de filmes é algo mágico. “A turma é maravilhosa! Pessoas engajadas, criativas e bem dispostas. Alguns alunos atravessam a cidade para assistir às aulas!”, fala emocionada.


O projeto está na fase de estruturação da pré-produção para a filmagem do curta, que ocorrerá em julho e abordará um tema muito importante para o meio ambiente e a estrutura social de Belo Horizonte: a situação de uma das nascentes do rio das Velhas em meio a um aparente descaso das autoridades a respeito da sua preservação.


As aulas vão até agosto e a expectativa é que o documentário seja lançado no segundo semestre. Depois de pronto, o filme será exibido em uma pré-estreia gratuita para até 100 pessoas, no Centro Cultural Pampulha, no bairro Urca, em Belo Horizonte.


De acordo com Mônica, após essa primeira exibição, o documentário será disponibilizado no YouTube, com tradução em LIBRAS e legenda em inglês, para amplo acesso do público em geral.


Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

 

 

Serviço

Programa Cria Periferia

Produção de documentário sobre nascente do rio das Velhas

Mais informações: @criaperiferia

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page