
Projeto “QUALIDADE DE ÁGUA NO RIO TAPAJÓS: Desenvolvimento de filtro alternativo utilizando caroço de mucajá (Acrocomia aculeata)”, desenvolvido pelos alunos Luna Costa, Ana Karina e Anderson Marinho.
A FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Promovida pela Escola Politécnica e organizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) da Universidade de São Paulo (USP), o evento tem por objetivos: estimular novas vocações em ciências e engenharia; promover práticas pedagógicas inovadoras; aproximar escolas e universidades; interagir estudantes, professores, profissionais e cientistas; identificar, valorizar e desenvolver novos talentos.
Em sua última edição, realizada em março de 2024, foram inscritos 2.900 projetos, dos quais 226 foram selecionados como finalistas. Para a 23ª edição da feira, que ocorrerá em março de 2025, foram selecionados 300 projetos, que foram desenvolvidos e selecionados ao longo do ano anterior.




A Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará Francisco Coimbra Lobato de Santarém (EETEPA FCL – Santarém/PA), estará presente na 23ª FEBRACE através do projeto “QUALIDADE DE ÁGUA NO RIO TAPAJÓS: Desenvolvimento de filtro alternativo utilizando caroço de mucajá (Acrocomia aculeata)”, desenvolvido pelos alunos Luna Costa, Ana Karina e Anderson Marinho. O projeto foi orientado pela Profª Dra. Sarah Batalha e co-orientado pelo Prof. Esp. Elias Leitão.
Concorrendo com 92 trabalhos de 9 municípios do Pará e Amazonas, o projeto da EETEPA foi primeiramente classificado com o 1º lugar geral na 7ª edição do evento regional FECITBA (Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais do Baixo Amazonas), feira afiliada à FEBRACE. Esta classificação abriu os caminhos para o trabalho obter a credencial como finalista da 23ª FEBRACE.
Dos 300 projetos classificados para a edição de 2025 da feira a nível nacional, apenas 21 são da região norte e 6 são do estado do Pará. Sendo a EETEPA Santarém, a única escola técnica estadual finalista em um evento de dada relevância e projeção. Vale ressaltar ainda que a participação dos alunos na FEBRACE pode abrir caminhos para a maior feira internacional de Ciências e Engenharias, a ISEF (International Science and Engineering Fair), realizada todos os anos, desde 1950, pela Society for Science, nos EUA. Isto porque, desde 2003, a FEBRACE é a responsável pela seleção dos projetos que fazem parte do grupo brasileiro que participa da ISEF. A ISEF é a maior feira para estudantes que ainda não chegaram ao nível universitário. Estudantes de várias partes do mundo participam da mostra com seus projetos.





Que orgulho
Projeto Lindo e necessário!!
Incrível
Excelente projeto!