Virar ícone de uma época – representar uma classe, um modo de pensar e de viver – é destino para poucas pessoas. Uma delas, sem dúvida, foi a austríaca Maria Antônia Josefa Johanna von Habsburg-Lothringen, ou simplesmente Maria Antonieta.
Do traje de montaria masculino aos excêntricos penteados, dos vestidos cravejados de brilhantes ao modesto estilo pastoril, suas roupas revolucionaram o rigoroso cerimonial da corte de Luís XVI e ajudaram a desfazer a aura de sacralidade que envolvia a monarquia, acirrando os ânimos da Revolução.
A última rainha da França era uma lançadora de moda inquieta e contestadora. Os estudos mostram que Maria Antonieta não foi uma mulher fútil e ingênua, mas uma mestra em usar o glamour como arma para se firmar numa corte estranha e hostil.
“Maria Antonieta entendeu que ser uma rainha significava essencialmente interpretar um papel. Mais que isso, ela logo descobriu que, por meio de mudanças na moda, ela podia modificar esse papel e até fugir dele”, afirma a pesquisadora americana Caroline Weber, especialista em cultura francesa do século 18 e autora de Queen of Fashion (“Rainha da Moda”). “Isso mostra que, até certo ponto, ela tinha uma percepção bem sofisticada e muito moderna do poder da imagem para mudar a realidade.”
Penteado icônico de Maria Antonieta
Detestada pela corte francesa, onde era chamada ”L'Autre-chienne” (uma paronomásia em francês das palavras “autrichienne”, que significa “austríaca" e “autre-chienne”, que significa "outra cadela") foi alvo de inúmeras acusações e junto da família real presa na Torre do Templo após a abolição da monarquia francesa em 21 de setembro de 1792. Nove meses após a execução de seu marido, Maria Antonieta foi julgada, condenada por traição, e guilhotinada em 16 de outubro de 1793.
Pouf - penteado excêntrico de Maria Antonieta
Após sua morte, Maria Antonieta tornou-se parte da cultura popular e uma figura histórica importante, sendo o assunto de vários livros, filmes e outras mídias. Alguns acadêmicos e estudiosos acreditam que ela tenha tido um comportamento frívolo e superficial, atribuindo-lhe o início da Revolução Francesa; no entanto, outros historiadores alegam que ela foi retratada injustamente e que as opiniões a seu respeito deveriam ser mais simpáticas, contudo a unanimidade é que Maria Antonieta revolucionou a moda de seu tempo. Mais do que isso, revolucionou seu tempo através da moda.
Você Sabia?
Picasso e a Monalisa
A dona do sorriso mais enigmático e famoso do mundo a Mona Lisa (La Gioconda, em italiano), eternizada por Leonardo da Vinci, foi roubada do Museu do Louvre, em 1911.
Foram dois anos de sumiço e, durante as investigações, o pintor espanhol Pablo Picasso e seu amigo, o escritor Guillaume Apollinaire, que chegou a ser preso, estavam entre os suspeitos.
Em 1913, o "roubo do século" finalmente foi desvendado: o ladrão era o italiano Vincenzo Peruggia, ex-funcionário do Louvre. O quadro foi recuperado quando ele o entregava a um vendedor de antiguidades em Florença, na Itália.
留言